O projeto Cantigas de Roda – Resgatando o nosso Folclore é um projeto trabalhado em todas as séries, cada qual com o seu professor, uma vez que cantar é muito bom, faz bem para alma, Quem canta seus males espanta. Todos nós gostamos de brincadeiras. Essas realidades são de mera importância, pois enriquecem muito nosso Folclore Brasileiro que são transmitidas de geração a geração. Venha conosco se divertir e resgatar nossa cultura.
Ano 2º D, turno vespertino, com 25 alunos, cuja idade variam de 7 a 11 anos, dentre estes se encontram dois alunos especiais, Autistas.
JUSTIFICATIVA _ Considerando que em outros tempos (anos passados) era normal, ver um grupo de crianças brincando, interagindo com lindas melodias folclóricas, eram momentos mágicos, onde se encontrava a verdadeira infância, fortalecendo os laços afetivos e culturais. Essa cultura cantada é muito importante, pois faz parte de uma tradição oral e escrita, transmitida de geração em geração. Entendendo que estas manifestações da cultura popular espontânea esta com seu espaço bem diminuído. Hoje são poucos ou quase nenhum os momentos e/ou espaços onde pode-se ver ou ouvir de bocas infantis aquelas melodias, ritmos e palavras que guardam séculos de sabedoria e riqueza do imaginário popular.
OBJETIVO GERAL
_Resgatar a cultura Popular Brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
_Pesquisar e conhecer as diferentes cantigas e brincadeiras de roda que existem,
_Promover momentos de leitura, escrita e de produções das canções e quadrinhas,
_Distinguir ritmos musicais de diferentes canções,
_Desenvolver o gosto pela Música,
_Ampliar o repertório musical e de brincadeiras de roda.
METODOLOGIA
Todas as atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo, com a interação professor, aluno e comunidade em geral, através de entrevistas orais e escritas com os pais, avós, amigos, vizinhos e livros. Conhecer mais sobre cantigas de roda e nosso folclore no geral, através do contato direto com a cultura popular.
-Recitação das cantigas, enfatizando rimas,
-Analisar as cantigas de roda,
-Produções coletivas,
-Construção de Frases,
Problemas de matemática,
-Reescrita da letra das músicas,
-Apresentação de coreografias cantadas e/ou dançadas,
-Organizar um livro com as cantigas já conhecidas ou as novas criadas pelos alunos,
-Uso do computador para pesquisas de dados, enriquecendo nosso contexto escrito e de imagens.
-Apresentação de fotos e slides produzidos apartir do nosso trabalho,
-Construção Digitação de frases,
-Cantar dançar ao som de CDs folclóricos,
RECURSOS
-Caderno,
-Atividades xerocopiadas,
-Computador, Internet,
-Data Show,
-Câmera Fotográfica,
-Lápis de cor,
-Quadro Negro
-Aparelho de som, CDs diversos
CRONOGRAMA
Terceiro Bimestre do ano letivo de 2011.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá através do interesse e participação de todos
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário